Horseball é um esporte coletivo a cavalo. Joga-se numa pista de areia, com duas medidas oficiais : 60 X 20 ou 75 X 35 metros. As equipes são formadas com seis jogadores, 4 titulares e 2 reservas. A meta do jogo é marcar pontos nos aros de 1,00 metro de diâmetro que ficam localizados nas extremidades do campo numa altura de 3,5 metros do solo.
Dinâmico e envolvente, a modalidade reúne características encontradas em outros esportes como: pólo, rugby e basquete. A disciplina vem conquistando maior visibilidade no Brasil e ganhando adeptos e admiradores principalmente no Estado de São Paulo. O Horseball leva ao público uma emoção incrível, um jogo de contato físico, em que os ataques e defesas priorizam a integridade física do cavalo e cavaleiro, além de uma boa dose de adrenalina. Para atingir a vitória, os atletas necessitam de elasticidade, domínio das técnicas de equitação e espírito de equipe. Hoje, a modalidade está em ampla expansão, não apenas no Brasil como em todo o cenário internacional.
Com o objetivo de popularizar ainda mais o esporte e reunir renomadas equipes mundiais, a Federação Internacional de Horseball (FIHB) já realizou dois Campeonatos do Mundo de Horseball, porém muitos praticantes não visam as competições, usam o Horseball como forma de diversão e lazer. Para este fim o Horseball possibilita o relaxamento da tensão diária em uma atividade emocionante e prazerosa. Os atletas brasileiros tiveram o primeiro contato com o Horseball dentro do país em 1992. Rapidamente, a novidade atraiu admiradores.
A partir de 2003, com demonstrações do esporte e a divulgação feitas de maneira apaixonada por alguns praticantes, o horseball ganhou adeptos de várias idades, sendo bastante difundido no Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal e na Região Sul do País.
Nenhum comentário:
Postar um comentário